quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Prémio Nobel da Literatura 2014


O escritor francês Patrick Modiano é o laureado com o Nobel da Literatura, anunciou dia 9 de outubro a Academia Sueca.
Modiano nasceu em Boulogne-Billancourt, nos arredores de Paris, em julho de 1945, e publicou o seu primeiro romance, La Place de l'Étoile, em 1968. Com Rue des boutiques obscures obteve, em 1978, o Prémio Goncourt. Em 1972, recebeu o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa.
Considerado hoje um dos mais importantes escritores francese, foi distinguido recentemente com o Grande Prémio Nacional das Letras e com o Prémio Marguerite-Duras.
Autor de mais de 30 títulos, muitos marcados pela experiência da II Guerra Mundial e as sequelas da ocupação nazi, tem publicados em Portugal A Rua das Lojas Escuras, pela Relógio d'Água, em 1987, Domingos de Agosto, pelas Publicações Dom Quixote, em 1988, Um Circo que Passa, também pela Dom Quixote, em 1994, Dora Bruder pelas Edições Asa, em 1998, e No Café da Juventude Perdida, também pela ASA, em 2009. Em 2001, a Porto Editora editou O Horizonte.
O galardão será entregue numa cerimónia em Estocolmo, a 10 de dezembro, dia do aniversário do industrial Alfred Nobel, que instituiu o galardão.
"Eu não escrevo propriamente romances, mas sim coisas mais vacilantes, sortidos de sonhos, que vêm do imaginário."

Sem comentários:

Enviar um comentário