sexta-feira, 6 de junho de 2014

Métodos e hábitos de estudo

Métodos e hábitos de estudo eficazes no ensino superior Escrito por Márcia Gonçalves, Psicóloga Clínica    
Métodos e hábitos de estudo eficazes no ensino superior© HBSS/Corbis
Passar muito tempo debruçado sobre os livros não é, por si só, garantia de bons resultados nos exames. O método de estudo utilizado, a gestão do tempo, o modo de apreender conhecimento, a motivação e o próprio local escolhido são elementos importantes que devem ser tidos em consideração na altura de estudar. Veja este pequeno guia para um estudo eficaz preparado pela psicóloga Márcia Gonçalves.

1-Métodos e Hábitos de Estudo
a) Existem várias técnicas de estudo que promovem, eficazmente, o sucesso académico. O método apresentado é constituído por diferentes fases:

Pré-leitura
É uma leitura rápida, pouco profunda e geral para perceber o assunto e as partes do texto. Neste primeiro momento, é importante dar atenção ao primeiro parágrafo, títulos e subtítulos, itálicos, sumários, conclusões, palavras-chaves e sublinhadas.

Leitura
Refere-se a uma leitura detalhada e mais atenta do texto, que implica sublinhar as ideias principais.

Esquematização
Resume-se a matéria e elabora-se um esquema, que se utiliza no momento em que se pretende fazer a revisão final dos conteúdos.

Memorização
Aqui pretende-se facilitar a retenção dos conteúdos, através da divisão do resumo e/ou esquema com as ideias principais. Nos momentos de memorização sugere-se, pequenos intervalos para descansar. Recorrer-se, habitualmente, a mnemónicas.

Auto-Avaliação
Pretende-se dizer em voz alta e/ou escrever, por palavras suas, as ideias principais do esquema ou resumo. Avaliar aquilo que no momento se sabe é o objetivo deste momento do estudo.

b) Gestão do tempo/Planificação do estudo
É fundamental estabelecer um plano semanal de trabalho, de forma a gerir o tempo de modo eficaz, nomeadamente com as horas de estudo e registo das tarefas planificadas, que foram cumpridas e não cumpridas. O estudo realizado durante muitas horas nem sempre é funcional e produtivo, uma vez que o mais importante será a qualidade do estudo e não a quantidade. A investigação demonstra que, os estudantes com mais dificuldades são os que menos capacidade têm em gerir o tempo.

c) Local de estudo
O local ideal para o estudo, deverá ser confortável e apresentar uma iluminação adequada.

O silêncio durante o estudo é muitas vezes referido, quando abordamos a importância da concentração para um estudo rentável. No entanto, nem todas as pessoas necessitam de completo silêncio. Não são poucos os casos relatados em que a música é um ótimo companheiro durante o estudo, e em que a distração não tem lugar.

Antes de iniciar as sessões de estudo, é essencial colocar todo material que irá utilizar junto de si, nomeadamente, canetas, lápis, cadernos, livros, dicionários, tablet, etc. Água e lanche também são considerados. As saídas do local de estudo provocam ansiedade e, inclusivamente, desmotivação, uma vez que sempre que voltar ao local de estudo terá que retomar o raciocínio do que estava a estudar.
  • Fonte:http://saude.pt.msn.com/familia/adolescentes/item/4054-metodos-e-habitos-de-estudo-eficazes-no-ensino-superior

Sem comentários:

Enviar um comentário