domingo, 28 de abril de 2013

UMinho faz a fusão entre ebook e livro físico


“E se pudesse ver conteúdos extra e multimédia enquanto folheia o seu livro de papel? Uma equipa da Universidade do Minho criou um projeto inovador que faz essa fusão entre o livro eletrónico e o livro físico. O projeto 'Bridging Book' vai ser exibido na maior conferência internacional da área, a CHI 2013, que decorre na próxima semana em Paris.
O sistema, criado pelo laboratório engageLab da Uminho, faz com que um livro, ao ser colocado junto a um dispositivo 'tablet' ou smartphone, gere conteúdos multimédia relacionados com as páginas em papel do livro, através de uma aplicação desenvolvida para o efeito.
Desta forma, passa a ser possível embeber conteúdos dinâmicos e interativos que dinamizam o carácter estático das páginas do livro em papel. Ou seja, promove-se o interesse em simultâneo pelo ebook e pelo livro físico.
O livro não necessita de ligação física ao dispositivo nem de algum tipo de eletrónica, sendo por isso uma solução acessível em termos de produção. Para ativar a sincronização, basta embeber, no livro em papel, pequenas peças magnéticas que são detetadas pela aplicação. […]”

 
O vídeo pode ser visto aqui.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário