terça-feira, 27 de novembro de 2012

13 obras de Fermando Pessoa gratuitas




No âmbito da comemoração do 76.º aniversário da morte de Fernando Pessoa, a Universia Brasil disponibiliza, para download gratuito, 13 obras do poeta e filósofo.

Fernando António Nogueira Pessoa, filho de Maria Madalena Pinheiro Nogueira e de Joaquim de Seabra Pessoa, nasceu em Lisboa, no dia 13 de junho de 1888, e faleceu a 30 de novembro de 1935, devido a uma grave crise hepática decorrente de vários anos de consumo de álcool, no Hospital de S. Luís.

Em 1988, por altura do centenário do seu nascimento, os seus restos mortais foram transladados para o Mosteiro dos Jerónimos, em Belém.

Muitas vezes comparado a Luís de Camões, Pessoa é conhecido pela sua poesia, enquanto ortónimo, e pelos seus heterónimos, destacando-se Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e, ainda, o semi-heterónimo Bernardo Soares.

Em vida, o escritor publicou apenas um livro em português – Mensagem, deixando um amplo espólio que até aos dias de hoje não foi totalmente analisado e publicado.

Segundo Fernando Pessoa, "A vida é a hesitação entre uma exclamação e uma interrogação. Na dúvida, há um ponto final” (in O Livro do Desassossego).

 
As 13 obras podem ser acedidas aqui.

Votos de ótimas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário