quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Prémios Nobel 2012




A Academia Real de Ciências sueca galardoou, este ano, as seguintes personalidades:
 
 
 
Prémio Nobel da Paz - a União Europeia foi a vencedora pelo seu contributo para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos.

 
Prémio Nobel da Literatura - Mo Yan (poeta chinês) foi distinguido porque "com realismo alucinatório consegue mesclar contos populares, a história e o contemporâneo".
Em 1998, foi José Saramago, escritor português, quem recebeu este prémio.
 
 
Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina - Os laureados foram John Gurdon, um zoólogo britânico, e Shinya Yamanaka, um médico japonês, pela "descoberta daquilo que veio a revolucionar todo o nosso conhecimento sobre a forma como as células e os organismos se desenvolvem".
 
 
Prémio Nobel da Química - Os cientistas norte-americanos Robert Lefkowitz e Brian Kobilka foram os premiados pelos "estudos sobre os recetores acoplados à proteína G".
 
 
 
Prémio Nobel da Física - Foi atribuído ao francês Serge Haroche e ao norte-americano David Wineland "pelos métodos experimentais inovadores que permitem medir e manipular sistemas quânticos individuais".
 
 
Prémio Nobel da Economia - Os economistas norte-americanos, Alvin Roth e Lloyd Shapley, foram agraciados com o Nobel pelos seus trabalhos na área "do desenho de mercados" e na melhor interação possível entre os seus agentes.



A entrega dos prémios terá lugar no dia 10 de dezembro, em Estocolmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário