domingo, 3 de abril de 2011

EPA de Carvalhais estará na final nacional do CNL, em Lisboa


   Após a 1.ª Fase, a nível de Escola, do Concurso Nacional de Leitura, na qual foram escolhidos os três alunos com a pontuação mais elevada na prova escrita sobre duas obras (A Mulher de Porto Pim de Antonio Tabucchi e Mar me quer de Mia Couto), decorreu, no... dia 1 de Abril, a 2.ª Fase (Prova distrital), na Câmara Municipal e Centro Cultural de Mogadouro, tendo participado alunos das várias escolas do distrito de Bragança. Nesta 2.ª Fase, os alunos realizaram uma prova escrita, de carácter eliminatório, referente às obras As Esquinas do Tempo de Rosa Lobato de Faria e O Jogo Final de Orson Scott Card, sendo seleccionados apenas seis candidatos do Ensino Secundário. Carlos Alvarenga, aluno da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela, fez parte desse grupo, pois conseguiu obter a pontuação máxima de cem pontos na prova escrita.
   Seguidamente, teve lugar a prova oral, em palco, que consistiu nas seguintes tarefas: resposta a questões de escolha múltipla relativas às duas obras, argumentação de acordo com a questão colocada, leitura expressiva de um excerto e declamação de uma quadra previamente elaborada.  
   O somatório das provas escrita e oral ditou o apuramento de dois alunos para representarem o distrito de Bragança, na 3.ª Fase - Final Nacional, no mês de Maio, em Lisboa, cujo evento será produzido e transmitido pela RTP. O aluno Carlos Alvarenga conseguiu ser um dos apurados!  
   PARABÉNS, CARLOS, PELO TEU BRILHANTE DESEMPENHO! Viva a leitura! E bom trabalho para todos os alunos seleccionados para a Fase Final e respectivos Professores envolvidos no Concurso!
   Esta iniciativa é promovida pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a RTP, DGLB/Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares (RBE).

O Coordenador do PNL na EPA de Carvalhais,
José António Batista



Sem comentários:

Enviar um comentário