sábado, 8 de janeiro de 2011

Concurso nacional "Um postal vale mil palavras"

O Plano Nacional de Leitura lança, aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, o desafio de criarem um postal ilustrado. Pede-se de elaborem um pequeno texto em que demonstrem capacidade de síntese, cruzando esta competência com as que se desenvolvem no âmbito das artes plásticas.

Tratando-se de um postal ilustrado, pretende-se que se experimentem diversos meios expressivos, pelo que a mensagem escrita deve ser interpretada e representada mobilizando-se elementos da comunicação visual. Terão que escrever o máximo de informação com o mínimo de palavras e de serem capazes de expressar plasticamente o sentido daquela.

Os alunos deverão escolher um livro que tenham lido e, a propósito deste, escreverem um pequeno texto adequado a um postal. Este postal será dirigido ao autor do livro, ao seu ilustrador ou a uma das suas personagens. Os alunos podem falar de aspectos que lhes tenham despertado interesse no livro ou colocar questões ao destinatário escolhido, utilizando mensagens curtas e mostrando que as poucas palavras do pequeno texto de um postal podem conter mil ideias, que serão interpretadas e representadas através de elementos da comunicação visual, com recurso a diversos meios expressivos.

A inscrição e envio dos trabalhos decorre entre 14 e 18 de Março de 2011.

O regulamento pode ser consultado aqui:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/upload/ficheiros/regulamento_postal.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário