sábado, 13 de novembro de 2010

Dia de S. Martinho: balanço das actividades



No dia 11 de Novembro, no âmbito da comemoração do Dia de S. Martinho, a Biblioteca Escolar, em articulação com alguns Professores de Português, apresentou, em duas sessões, o filme alemão A Onda (2008) do realizador Dennis Gansel, dirigido a todas as turmas da Escola.
O argumento, baseado numa história real ocorrida na Califórnia em 1967, é o seguinte: um professor do ensino secundário encarrega os seus alunos de levarem a cabo uma experiência fora do comum, sobre como é viver num regime ditatorial. A experiência começa a atingir proporções inesperadas quando é formada uma unidade social com vida própria. Em pouco tempo, os seus alunos começam a propagar o poder da unidade e a ameaçar os outros. Quando o jogo fica demasiado sério, o professor decide interrompê-lo, mas descobre que é tarde demais.
Tendo em conta as temáticas/problemáticas abordadas no filme (a manipulação das pessoas, o fanatismo, a intoleância, a falta de sentido e de orientação na vida dos jovens, a responsabilidade dos “mestres” na procura de valores que sejam legítimos, a capacidade de o ser humano, mesmo o mais esclarecido, em ter um comportamento “animalesco” quando tem o apoio e se pode esconder por detrás de um bando), foi produzido e entregue um guião com tópicos orientadores aos Professores das disciplinas de Cidadania/Área de Integração, no sentido de fomentar-se o debate e a reflexão, o desenvolvimento do espírito crítico e reflexivo, assim como a educação para os valores e atitudes, em contexto de sala de aula.
Na sequência da recolha de quadras, provérbios, adivinhas, canções e lendas sobre a efeméride, os alunos elaboraram cartazes que foram expostos na Biblioteca.
Por fim, foram entregues os prémios aos vencedores do concurso "A melhor quadra", sendo o saldo bastante positivo.





Sem comentários:

Enviar um comentário