segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dia das Bruxas - 31 de Outubro


Halloween provém da expressão All Hallows Day (Noite de Todos os Santos).
Trata-se de uma tradição típica dos países anglo-saxónicos, dos quais se destaca os Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda e Canadá, remontando a sua origem aos anos 600 a.C. e 800 d. C.
Acreditava-se que, na Noite das Bruxas, os fantasmas regressavam à Terra à procura de alimento e companhia para levarem para o outro mundo.
Assim, as pessoas pensavam que podiam encontrar almas penadas se saíssem de casa nessa noite.
Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam máscaras quando saíam de casa, com o intuito de serem confundidas com espíritos que andavam à solta a tentarem apanhar almas vivas.
E para manter os espíritos afastados das suas casas, as pessoas colocavam recipientes com comida à porta para os satisfazer e impedir de entrar.
Além disso, para se protegerem, recorriam também a lanternas, dado que a luz é algo que os fantasmas não conseguem suportar.

Para assinalar-se o Dia das Bruxas, no dia 29 de Outubro, na Biblioteca foi divulgada, recorrendo-se a cartazes, a tradição portuguesa "Pão por Deus" e expuseram-se livros relacionados com a efeméride.
Além disso, o Grupo de Inglês dinamizou actividades que envolveram os alunos de forma entusiástica:  explicação da origem do Haloween, concurso de abóboras, coreografia da música “This is Halloween”, de Marilyn Manson, desfile de máscaras.

Sem comentários:

Enviar um comentário