sábado, 27 de fevereiro de 2010

Gran Torino

No âmbito da temática dos diferentes tipos de discriminação, que integra o segundo módulo da disciplina de Cidadania e Mundo Actual, a turma do 1º ano do Curso de Operador(a) de Jardinagem e Floricultura assistiu à projecção do filme Gran Torino, realizado e protagonizado por Clint Eastwood.

O filme retrata a história de Walt Kowalski (Clint Eastwwod), um americano veterano da Guerra da Coreia, que se sente cada vez mais próximo dos seus vizinhos asiáticos do que da própria família. Kowalski desenvolverá uma relação de amizade com Thao, um jovem asiático que procura redimir-se de ter tentado roubar o carro de Walt.

O filme revelou-se como um instrumento muito válido para introduzir, em contexto de aula, o debate sobre o racismo e sobre a xenofobia, no âmbito da existência de sociedades cada vez mais caracterizadas pela diversidade cultural.


Segue-se uma síntese dos comentários elaborados por alguns alunos do 1º ano do Curso de Operador(a) de Jardinagem e Floricultura:

Apreciámos a forma corajosa como Walt sempre enfrentou todos aqueles que pretendiam fazer mal aos seus vizinhos (e novos amigos) asiáticos.
(Vítor, Marco e Cristóvão)

Gostei que o gang que atormentava a família do Thao tenha sido preso.
(Micael)

Adorei o final do filme: o passeio de Thao à beira-mar, conduzindo o Gran Torino que entretanto herdou.
(Hermínio)

Sem comentários:

Enviar um comentário